ANÁPOLIS

Prefeitura leva estudantes de engenharia civil às obras da Ponte Estaida

Projeto, aguardado há mais de 30 anos, é a maior obra de mobilidade da história de Anápolis

A convite da Prefeitura de Anápolis, estudantes do curso de engenharia civil da UniEvangélica visitaram nesta semana as obras da Ponte Estaiada Edenval Ramos Caiado, que ligará as avenidas Brasil e Pedro Ludovico, as duas vias mais importantes da região Sul da cidade. O monumento à arquitetura está em ritmo acelerado e com 35% do trabalho já concluído.

A complexidade da obra, que tem estrutura diferente de qualquer outra ponte nos municípios goianos, chama atenção. Por isso, o canteiro se tornou campo de estudo para 30 alunos e futuros engenheiros. “Essa obra é bastante importante para nós, que somos da engenharia, conhecermos um pouco dessa tecnologia, porque aqui em Anápolis não há muitas obras desse tipo. É muito bonita e trará grandes melhorias, principalmente no trânsito, que atualmente enfrenta muitos problemas de congestionamento e deslocamento. Ela trará muitos benefícios para a cidade”, pontuou Gabriel, aluno do décimo período de engenharia civil.

O projeto era aguardado há mais de 30 anos e representa um avanço na mobilidade urbana de Anápolis, com a conexão dos bairros Polocentro e Morumbi. A Ponte Estaiada garantirá economia de até 20 minutos aos motoristas que fazem o trajeto em horários de pico e desafogará o trevo do Daia, uma vez que reduzirá o trajeto dos moradores em até quatro quilômetros. É estimado que 15 mil pessoas sejam beneficiadas diariamente.

“Visitas técnicas como essas são fundamentais para a formação dos futuros engenheiros. Elas proporcionam uma compreensão aprofundada dos desafios e das soluções envolvidas na execução de grandes projetos. Além disso, permitem que os alunos observem de perto a aplicação prática das mais avançadas tecnologias e metodologias da engenharia, enriquecendo seu aprendizado e preparando-os melhor para enfrentar as demandas do mercado profissional”, frisou a secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Flávia Ribeiro.

Com 298 metros de extensão e cerca de 80 metros de altura da base ao topo, a construção se destaca como um ícone da engenharia viária do município. Com arquitetura inovadora e investimento superior a R$ 125 milhões, é considerada a maior obra do estado de Goiás na última década.

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