NOTÍCIAS

Tirar um cochilo pode fazer bem para a saúde

ocê sabia que tirar uma soneca rápida pode trazer benefícios para a memória, a criatividade e a saúde em geral?

É o que dizem as pesquisas sobre o tema. Mas os especialistas também alertam para a importância de incluir esse hábito na sua rotina de forma moderada.

Neste artigo, vamos explicar como um cochilo revitalizante pode fazer a diferença no seu dia e como incluí-lo no seu dia a dia sem prejudicar o sono noturno.

O cochilo nada mais é do que aquele sono que você tira fora do horário noturno. Esse descanso voluntário no meio do dia pode ser muito útil e é diferente daquele sono incontrolável, que pode ser sinal de distúrbios do sono. São três seus principais benefícios:

  • Compensação do cansaço

Por quê: uma das funções do sono é recuperar as energias gastas ao longo do dia. Por isso, quando você não dorme bem à noite, acaba ficando mais cansado. A soneca, então, alivia a fadiga, melhora o estado de alerta e aumenta a produtividade.
 

  • Consolidação da memória

Por quê: a memória está diretamente ligada à atenção. E, quando dormimos mal, temos mais dificuldade de nos manter em estado de alerta. Por isso, após um cochilo, com corpo e mente mais descansados, é possível reter mais informações.
 

  • Compensação do metabolismo energético

Por quê: com períodos de cochilo, restauramos mais fases do sono, tornando a compensação do metabolismo energético mais eficiente.

O resultado prático, e muito positivo, do cochilo pode ser observado de diversas maneiras: relaxamento; melhora da memória; redução dos níveis de estresse; estabilização do humor; redução dos números de acidentes de trânsito e de trabalho; redução do risco de desenvolver doenças como hipertensão, diabetes e depressão, entre outros.

Com tantos benefícios, você deve estar se perguntando: como é o cochilo ideal? Tem um tempo certo? Um lugar certo? É o que falaremos a seguir.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo