ANÁPOLIS

Prefeitura de Anápolis Amplia Acesso à Educação Inclusiva com Aquisição de Livros em Braille

A educação inclusiva ganha ainda mais destaque em Anápolis com iniciativas voltadas para tornar o ensino acessível a todos os estudantes. A Prefeitura, por meio do Centro Municipal de Atendimento à Diversidade (Cemad), agora oferece uma sessão de livros em Braille, provenientes da Biblioteca Municipal Zeca Batista. São mais de 300 obras literárias e pedagógicas que estarão à disposição dos estudantes da Rede Municipal de Educação e da comunidade em geral.

Para Valdileya Prado, coordenadora do Cemad, essa aquisição representa um avanço significativo na qualidade do ensino oferecido aos alunos cegos e com baixa visão. “Com esse material, temos a oportunidade de enriquecer nossas aulas e proporcionar uma melhora na qualidade de ensino”, destaca.

Além da disponibilidade de livros em Braille, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), tem investido em cursos e formações na área da inclusão. Neste ano, todos os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação em Análise do Comportamento Aplicada, voltada especialmente para o atendimento de estudantes com deficiência, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Outra iniciativa em andamento é a Clínica Escola do Autista, um projeto pioneiro que visa oferecer atendimento especializado e acesso à educação, igualdade de oportunidades e proteção social para cerca de 400 estudantes por dia. Com consultórios equipados e equipes multidisciplinares, a clínica oferecerá uma variedade de serviços médicos, psicológicos, fonoaudiológicos, nutricionais, psicopedagógicos e pedagógicos. O espaço também contará com infraestrutura adaptada para garantir o conforto e a acessibilidade de todos os usuários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo