Caiado sanciona mais duas leis de Vivian para reforço na saúde e de calendário religioso
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), sancionou, nos últimos dias, as leis 22.961, de 30 de agosto de 2024, e 22.949, de 28 de agosto, de autoria da deputada estadual, Vivian Naves (PP), que vem marcando seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa Estadual – ALEGO com uma alta produção. O primeiro texto trata da Política Estadual de Diagnóstico e Tratamento da Escoliose, enquanto o segundo institucionaliza o Calendário Estadual de Eventos Religiosos de Goiás.
Com mais estas duas legislações efetivadas no estado, Vivian alcança o número de 16 proposituras que venceram todas as comissões e o plenário do parlamento estadual. Especificamente sobre a proposta de um novo padrão de atendimento à escoliose, com foco central em crianças e adolescentes, a deputada considera que as medidas que passarão a ser tomadas podem transformar o estado em uma referência nacional no diagnóstico e tratamento da doença.
“A proposta é a de criar uma rede capacitada, com campanhas, palestras e outras intensificações, para que nossos profissionais de saúde e também de educação, bem como as próprias famílias, se atentem a este problema e o diagnóstico precoce seja alcançado para que o tratamento inicie o quanto antes. Isso então vai excluir, em muitos casos, a necessidade de intervenções cirúrgicas e garantir uma vida muito próxima do normal a estas pessoas. Para tanto, vamos ter agora o Junho Verde de conscientização sobre a escoliose”, pontuou a deputada.
Já em relação ao calendário dos eventos religiosos, responsáveis por atrair milhões de visitantes todo ano ao estado, a deputada considera que será muito importante tornar fixo junto ao Poder Público Estadual um detalhamento relacionado a dias, meses e cidades onde ocorrem as realizações. A projeção é de que o Executivo possa contribuir com a divulgação e o estímulo para a realização destas festividades, que são um verdadeiro símbolo da notável fé do povo goiano, cita Vivian.
“Nossa população tem muitas qualidades, mas certamente que a marca do trabalho e da fé em Deus são dois pilares da sociedade goiana. Nossos eventos são patrimônios hoje já de todo o país e a intenção com a criação deste calendário é que estas realizações dialoguem entre si, seus organizadores abram caminho para acessar o Poder Público de maneira a crescermos cada vez mais estes eventos que, além de todos os inúmeros benefícios para a mente e a alma das pessoas, agrega um importante valor à economia do nosso estado”, acrescentou Vivian.