Trabalho ao ar livre? Lenovo apresenta notebook com painel solar
Dispositivo promete carregamento em 20 minutos para mais de uma hora de reprodução de vídeos

A Lenovo aproveitou o evento Mobile World Congresso (MWC) para apresentar um conceito que une tecnologia e sustentabilidade: um notebook equipado com painel solar. O dispositivo é recarregado usando luz de qualquer fonte – mas principalmente luz solar.
A intenção é dar opções para que usuários trabalhem em locais diferentes, como ao ar livre, usando uma fonte de energia alternativa.

O conceito foi batizado de Yoga Solar PC. Essencialmente, é um computador com um painel solar integrado à tampa do laptop. Ele é alimentado por qualquer tipo de luz, mas luz solar, em um dia claro e ensolarado, funciona melhor ainda.
Para isso, o notebook tem um painel de absorção de luz composto por 84 células solares. A parte frontal dele capta luz com uma taxa de eficiência de conversão de mais de 24%. De acordo com o The Verge, isso é maior do que outros painéis solares à base de silicone utilizados em dispositivos eletrônicos atualmente (mas menos do que os painéis de perovskita comerciais).
Mesmo com os 24%, a Lenovo afirma que o Yoga Solar PC “pode absorver e converter energia solar suficiente da luz solar direta em 20 minutos para alimentar até uma hora de reprodução de vídeo“. A eficiência em condições de menos luz está sendo avaliada.
O modelo também vem com o software Dynamic Solar Tracking, que mostra quanta corrente e voltagem o painel solar está produzindo.
Leia mais:
Mais informações sobre o Lenovo Yoga Solar PC
- O aparelho tem 32 GB de RAM e 1 TB de armazenamento;
- O Yoga Solar PC mede 15 milímetros de espessura e pesa cerca de 1 quilo;
- A tela é OLED de 14 polegadas;
- Além do painel solar na tampa, o dispositivo oferece um kit de energia solar externo, que funciona como uma espécie de carregador portátil.

Como falamos, o produto não passa de um conceito (por enquanto). A Lenovo revelou que criou a ideia para “preencher a lacuna entre funcionalidade e consciência ambiental”, dando a opção de usuários trabalharem ao ar livre usando uma fonte de energia alternativa.
Mesmo assim, pode ser que o computador nunca entre em produção oficialmente.
Mas há esperanças: o ThinkBook Plus Gen 6, também da Lenovo, foi apresentado como um conceito na MWC 2023 e acabou entrando em produção mais tarde. Ele será lançado em junho deste ano.

Vitoria Lopes Gomez é redatora no Olhar Digital