Connect with us

Guia Sou Mais

Qual a importância da leitura para o desenvolvimento humano?

Publicado

em

Segundo a Teoria de Piaget (Jean Piaget – Teorias do Desenvolvimento Cognitivo, capítulo 4); o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mental para abordar a realidade, através das acomodações, que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação que se dá ao desenvolvimento cognitivo do humano.
Leitura associada à História

Na antiguidade, o homem iniciou a comunicação por meio de desenhos nas paredes das cavernas que visavam representar animais, vivências e cenas do cotidiano. Tais registros anos mais tarde passaram a ser chamadas de arte rupestre e com a evolução de pesquisas e estudos antropológicos, dada a forma rudimentar de comunicação, conhecido como pictografia.

Esses registros abordaram uma linha de pesquisa a partir da década de 1970. Foi com a “nova história cultural” que se desenvolveu interesses pela prática de leitura, ou seja, da história humana. A prática da leitura foi transformando-se de acordo com a construção social da evolução da humanidade.

A prática da leitura está associada aos suportes de acomodação da escrita. São análises realizadas desde a escrita cuneiforme da antiga Mesopotâmia, até a escrita virtual dos monitores modernos de computador. Nas sociedades antigas, a escrita era um privilégio de sacerdotes, escribas e demais pessoas ligadas à funções hierárquicas. A leitura era, por definição, uma prática oral e coletiva.
A leitura e a qualidade de vida

As pessoas podem se identificar pela leitura por diversos fatores, dentre eles: o gosto e interesses pela abordagem do assunto, indicações de amigos, estudos e filmes que viraram livros e vice-versa.

Quando o indivíduo inicia o processo de leitura, é comum o incentivo, influência ou mediação dos pais, amigos, professores, entre outros. Em contrapartida, de acordo com o Instituto Pró-Livro, parte dos brasileiros não teve influência pela leitura, principalmente durante o período da infância. Segundo a pesquisa, 83% dos não-leitores quando questionados, afirmaram não reconhecer apoios e indicações que pudessem despertar o hábito da leitura.

Com o passar dos anos, o interesse pela leitura se tornou um hábito natural por promover acesso ao conhecimento, empoderamento, consciência social, desenvolvimento profissional associado a uma atividade prazerosa.

Dentre os variados hábitos, a literatura pode transmitir informação à sociedade. Além dos seguintes benefícios pessoais:

Melhor habilidade de escrita e oratória;
Aprendizagem do idioma próprio ou local;
Aprendizagem dos principais acontecimentos históricos da humanidade;
Raciocínio lógico e facilidade em resolução de problemas;
Despertar o senso criativo;
Contribuir em ser uma pessoa melhor e viver em sociedade.

Importância da leitura para a vida

Na última semana, comemoramos o centenário do educador Paulo Freire e a leitura era uma das principais vertentes aplicadas à suas metodologias. Freire dizia que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”.

E como visto anteriormente, a história do mundo é registrada através de escritos, objetos, e demais artefatos que confirmam a passagem e existência dos principais acontecimentos, tanto na idade média, quanto a era moderna.

Quando praticado a leitura, a compreensão, poder de síntese e senso crítico são aprimorados e desenvolvidos. Logo, o hábito poderá gerar fascínio pela cultura local, regional, experiências de vida, propriedade de opinião e riqueza no vocabulário.

Criar o hábito para a leitura parece ser uma atividade complexa, principalmente para iniciantes. Porém, ajuda a organizar os momentos de ociosidade e, gradativamente, contribuir para a gestão do tempo.

Inicialmente, estabeleça um horário e crie uma meta de leitura por dia, em qualquer lugar. Aos poucos, a mente irá associar a pausa ao seu cotidiano tornando um ato inconsciente. Conversar com amigos e professores sobre determinados temas poderá despertar um auto desenvolvimento contínuo e aprendizagem constante.

A leitura transforma vidas e é capaz de mudar o futuro da sociedade.

Continuar Leitura
Clique para deixar um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia Sou Mais

Lideranças do MBL seguem Moro e se filiam ao Podemos

Publicado

em

O Movimento Brasil Livre (MBL) consolidou o apoio ao pré-candidato à Presidência Sérgio Moro e iniciou a migração de suas lideranças ao Podemos, partido que abriga o ex-juiz na corrida presidencial. O deputado estadual Arthur do Val, a coordenadora do MBL Adelaide Oliveira e o vereador de São Paulo Rubinho Nunes participaram da filiação à legenda nesta quarta-feira, 26, todos com objetivo de disputar um cargo na Câmara. O deputado federal Kim Kataguiri assinou a ficha de forma simbólica enquanto aguarda alternativa para deixar o DEM antes da janela partidária.

Arthur do Val, pré-candidato ao governo de São Paulo, afirmou que o MBL vai trabalhar “noite e dia” para impulsionar a candidatura de Moro e disse que a “terceira via” nasceu em São Paulo. Também estiveram presentes no evento o ex-ministro de Jair Bolsonaro general Santos Cruz, filiado ao Podemos em novembro, a presidente do partido, a deputada Renata Abreu, e o deputado federal André Janones (Avante).

Em um clima semelhante ao último evento do MBL, quando Moro já havia sido apresentado como o “próximo presidente do Brasil”, o ex-juiz foi ovacionado pelos presentes no Teatro Renaissance, em São Paulo. O pré-candidato criticou o PT e voltou a apresentar uma pauta anticorrupção e disse “não poder perder São Paulo” na corrida eleitoral. “A gente precisa colocar nossa bandeira aqui no Estado de São Paulo”.

Continuar Leitura

Guia Sou Mais

Criminosos armados e encapuzados invadem fazenda para roubar, em Anápolis

Publicado

em

Criminosos armados e encapuzados invadiram uma fazenda localizada em Anápolis na noite desta quinta-feira (28) para roubar.

Era por volta das 22h quando os criminosos foram a sede da fazenda e mandou que todos deitassem no chão, enquanto eles roubavam.

Foram levados TV, Vídeo game, máquina industrial de moer café, panelas de ferro, jóias de ouro, 05 botijão de gás, máquina de lavar roupa, celulares, relógio Apple watch e um veículo Saveiro de cor branca.

Continuar Leitura

Guia Sou Mais

Sistema para consulta de dinheiro ‘esquecido’ em bancos só voltará a ficar disponível dia 14, informa BC

Publicado

em

O sistema que permite a consulta a valores devidos por bancos a pessoas e empresas voltará a funcionar somente em 14 de fevereiro, informou o Banco Central em nota divulgada nesta quinta-feira (26). As solicitações de transferências dos valores que eventualmente estejam disponíveis poderão ser agendadas a partir de 7 de março.

A ferramenta entrou em funcionamento na segunda-feira, mas na terça o sistema não suportou a grande quantidade de acessos, e o Banco Central tirou o site do ar

De acordo com o BC, houve demanda muito superior à esperada, e a instituição está “investindo fortemente” na ampliação de sua capacidade de atendimento.

“O BC informa que, a partir de 14/02/2022 , o cidadão poderá consultar se tem algum valor a receber. Em caso positivo, será imediatamente informado sobre a data em que poderá solicitar a transferência dos recursos para sua conta. Essas solicitações de transferências poderão ser agendadas a partir de 07/03/2022 , na data informada pelo sistema”, diz o BC em nota.

Continuar Leitura

Em alta