ANÁPOLIS

Prefeitura de Anápolis investe em segurança pública e amplia videomonitoramento

A cidade agora conta com 350 câmeras e um novo painel para aumentar a eficiência da vigilância no município

O Observatório Municipal de Segurança Pública, diretoria vinculada à Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), conta, a partir de agora, com a ampliação do sistema de videomonitoramento e com a modernização dos equipamentos da central. Tudo isso para ajudar ainda mais no combate à criminalidade no município.

Atualmente, são aproximadamente 350 câmeras operantes, posicionadas em diversos pontos estratégicos da cidade, que foram definidos por meio de estudo técnico entre os órgãos responsáveis pela Segurança Pública. O novo painel permite que as equipes tenham uma melhor visualização dos pontos onde as câmeras estão posicionadas. O observatório também conta com um ônibus de videomonitoramento que dará apoio aos eventos municipais.

“Todas as câmeras são acompanhadas 24 horas por dia, e as situações suspeitas são imediatamente repassadas para a polícia, facilitando a prevenção de crimes e também a elucidação deles”, disse a diretora do Observatório, Daniella Moura.

O serviço de videomonitoramento é realizado por uma equipe composta por Policiais Militares e servidores da Associação de Deficientes Físicos de Anápolis (ADA). “Essa equipe, por meio de imagens transmitidas em tempo real, traça estratégias para garantir assistência efetiva no combate à violência e à falta de segurança, contribuindo como complemento para investigações de crimes, além de inibir a ocorrência de furtos e roubos, sendo uma ferramenta de grande relevância para o enfrentamento da criminalidade”, complementou a diretora.

A Central de Videomonitoramento trabalha de forma integrada com as forças de segurança, fornecendo as informações necessárias para uma atuação eficiente. Com os investimentos constantes em segurança pública no município, houve uma redução histórica dos índices de criminalidade comparados aos anos anteriores.

O número de homicídios, por exemplo, caiu 81,5%, nos últimos sete anos. Em 2016, a cidade teve o recorde 195 assassinatos, estatística que foi reduzida a 36 no ano passado. Os crimes de latrocínio e roubo de cargas foram zerados em 2023 e todos os outros indicadores tiveram expressiva redução. O prefeito Roberto Naves atribuiu o resultado aos investimentos em tecnologia e na Força Tática Municipal.

“A criação da Força Tática Municipal foi essencial em um momento em que os cidadãos de Anápolis não se sentiam seguros nem mesmo para caminhar pelas ruas. O aumento do efetivo policial, juntamente com outras medidas, contribuíram para essa redução expressiva no número de mortes. Hoje, as pessoas podem se locomover tranquilamente na cidade, sabendo que nossas forças policiais estão fazendo um excelente trabalho”, afirmou o prefeito.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo