novo sistema chega ao Brasil; conheça
Sistema totalmente automatizado foi instalado em praça de Goiás sem necessidade de atendimento de um operador

Goiás foi o local escolhido para receber uma modalidade inédita de cobrança de pedágio no Brasil, com sistema 100% autônomo. O processo foi implantado em janeiro na praça de Santa Rita do Novo Destino, localizada na BR-080, a 200 quilômetros da capital Goiânia.
Na prática, todos os usuários que percorrem a região dispõem de um equipamento totalmente automatizado, em todas as cabines, sem necessidade de atendimento de um operador. Para quem assina as tags automáticas, nada muda.
Desde a inauguração, 40 mil motoristas utilizaram a modalidade, segundo a concessionária Ecovias do Araguaia, responsável pelo trecho que atravessa 28 municípios nos estados de Tocantins e Goiás.

As demais praças de pedágio do Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins (BRs-153, 414 e 080), também disponibilizam a opção autônoma para veículos de passeio, para pagamento em cartão, mas somente em uma cabine em cada sentido da rodovia.
Leia Mais:
Como usar o pedágio autônomo?
- O motorista deve se dirigir à cabine de autoatendimento sinalizada com placa personalizada;
- Ao se aproximar do monitor instalado, ele poderá observar no display as opções disponíveis e selecionar a modalidade de pagamento: cartão e/ou dinheiro;
- Para cartões múltiplos com ambas funções, após inserção do cartão, o usuário deverá escolher entre crédito ou débito e somente após validar o pagamento por meio da senha;
- Após concluir a transação, o usuário deve escolher caso deseje o comprovante e seguir viagem;
- Se o usuário selecionar a opção de pagamento em dinheiro, deve inserir a nota ou moeda nos locais indicados, aguardar o processamento e a emissão do troco, caso haja;
- É possível solicitar ajuda de um funcionário por meio de tecla no totem.

“O sistema de cobrança por meio do autoatendimento possui linguagem simples e didática para melhor compreensão de todos, mas a concessionária também afixou material informativo na cabine para auxiliar o motorista durante a realização do procedimento”, diz a empresa.

Colaboração para o Olhar Digital
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero