Connect with us

Brasil

Estado vai ‘estocar vento’ para produzir energia limpa

Publicado

em

O Rio Grande do Norte, um dos maiores produtores de energia eólica do país, assinou protocolo com a empresa EV Brasil, para armazenar, ou seja, estocar vento.

O acordo prevê a instalação de energia verde em larga escala, o primeiro do tipo na América Latina.

“A tecnologia que a empresa pretende trazer para o RN já foi testada na Suíça e utiliza blocos de concreto empilhados em torres de até 120 metros de altura para armazenar energia potencial gravitacional”.

“O plano é associar o projeto à produção de hidrogênio verde, que poderá ser viabilizada no estado nos próximos anos graças à abertura do mercado eólico offshore”, afirma o governo do estado em nota.

Como estocar vento

Sobre os ventos, o auge da produção eólica ocorre durante a noite, quando o consumo é menor.

Portanto, para que todo o potencial energético seja aproveitado, é necessário criar formas de armazenar essa energia para uso posterior.

Esse sistema, baseado nos princípios da energia cinética, é capaz de aproveitar 100% da energia renovável.

Ele controla a quantidade entregue e ainda consegue armazenar todo o excedente.

Além disso, este é o modelo que promete causar menos impactos ambientais, principalmente se comparado às baterias de íon-lítio, muito comuns.

A governadora Fátima Bezerra ainda lembrou que a ex-presidente Dilma Rousseff foi alvo de críticas, na época de seu governo, ao falar sobre “estocar vento”, no sentido de armazenar a energia produzida pelo vento. É o que vai ocorrer agora.

O investimento

O investimento no projeto-piloto será de aproximadamente 12 milhões de reais, ainda de acordo com o governo.

O acordo prevê ainda o suporte do estado na interlocução com fornecedores e compradores de energia, além de órgãos responsáveis pelo sistema nacional de energia.

“Seguimos sendo pioneiros na produção de energia renovável, pilar fundamental para a diversificação da matriz enérgica”, comemorou a governadora do estado, Fátima Bezerra.

Estoque de vento

A solução da Energy Vault foi vencedora do Prêmio “Pioneiros de Tecnologia 2020” do Fórum Econômico Mundial (Davos) e já passou por experimentações.

As fontes de energia solar e eólica tem picos diferentes de produção e dependem das condições climáticas pra funcionarem

Durante os dias ensolarados, as placas fotovoltaicas tendem a funcionar melhor do que nos dias nublados.

Continuar Leitura
Clique para deixar um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Polícia investiga desaparecimento de 4 jovens e um motorista de aplicativo no Rio

Testemunhas teriam relatado que tanto os jovens quanto o motorista foram obrigados a deitar no chão …

Publicado

em

A Polícia Civil investiga o desaparecimento de cinco homens que trafegavam a bordo de um carro de aplicativo na tarde da última sexta-feira, 12, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Segundo o telejornal RJTV, da TV Globo, quatro jovens entre 21 e 28 anos estavam no automóvel com um motorista de aplicativo a caminho de um shopping quando foram rendidos por homens armados e encapuzados no bairro Valverde. Testemunhas teriam relatado que tanto os jovens quanto o motorista foram obrigados a deitar no chão e tiveram as mãos amarradas.

O comando do 20º Batalhão da Polícia Militar informou que a unidade não foi acionada para a ocorrência. O caso foi encaminhado para o Setor de Descoberta de Paradeiros da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) “para investigação e localização das vítimas”, informou a Polícia Civil, em nota.

Continuar Leitura

Brasil

Litoral catarinense recebe quase 600 pinguins mortos em semana de ciclone

Ao todo, 622 pinguins foram encontrados. Entretanto, apenas 24 estavam vivos ao serem localizados. A…

Publicado

em

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Alvo de um ciclone na última quarta (10), o litoral de Santa Catarina recebeu 596 pinguins mortos entre terça (09) e sexta (12). A contagem foi feita pela Associação R3 Animal, que atua na região.

Ao todo, 622 pinguins foram encontrados. Entretanto, apenas 24 estavam vivos ao serem localizados. Além das aves, tartarugas e outros animais foram localizados pelos pesquisadores. Grande parte deles estava na ilha de Santa Catarina.

De acordo com uma representante da A3, não é possível afirmar que todos os pinguins foram mortos em função do ciclone.

Segundo a entidade, é comum que as aves se desloquem pelo litoral de Santa Catarina nesta época do ano e, inclusive, que muitos morram por serem jovens e não terem experiência na travessia.

Vários dos pinguins encontrados nas praias catarinenses nos últimos dias apresentavam avançado estado de composição. Para especialistas, a condição poderia indicar que os animais estavam mortos há mais dias e foram levados até a areia por meio das ondas fortes e do mar agitado verificado nos últimos dias.

Continuar Leitura

Brasil

Jovem morre atropelado após discussão com motorista em saída de balada na zona sul SP

Segundo a polícia, Fernando estava com outras pessoas em um carro na saída do estacionamento do Vitr…

Publicado

em

PAULO EDUARDO DIAS
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O assistente administrativo Fernando Palominio Zambori, 21, morreu atropelado por uma Range Rover na saída do estacionamento de uma casa noturna na Vila Olímpia (zona sul de SP), após discutir com os ocupantes do veículo, na madrugada deste sábado (13).

Segundo a polícia, Fernando estava com outras pessoas em um carro na saída do estacionamento do Vitrinni Lounge Beer, na rua Quatá, quando desembarcou do veículo para conversar com o motorista da Range Rover que estava atrás e ofendia ele e os amigos.

Neste momento, de acordo com a polícia, o condutor acelerou, atingiu Fernando e fugiu do estacionamento sem prestar socorro.

O jovem ainda foi socorrido por bombeiros civis da casa noturna, mas morreu no local.

Testemunhas relataram que a Range Rover estava sem as placas. Após análises de imagens de câmeras de segurança, policiais civis identificaram o condutor do carro como Gustavo dos Santos Soares, 28. Ele foi reconhecido por testemunhas como o autor do crime, segundo a polícia.

A Justiça decretou a prisão temporária de Soares por 30 dias na tarde deste sábado. De acordo com a polícia, ele já respondeu por furto e também foi detido pelo Denarc (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico).

Foram feitas buscas em endereços do suspeito neste sábado, mas ele não foi encontrado. A reportagem não localizou a defesa de Soares.
O primo de Fernando, o empresário Caio Zambori, 29, contou que a vítima já tinha ido outras vezes à casa noturna e estava no local com os amigos. “Alguns estavam pagando a comanda e nem viram o que aconteceu.”

Fernando morava com os pais e a irmã em Pirituba, na zona norte da capital paulista.

Procurado, o Vitrinni Lounge Beer não havia se pronunciado até a publicação desta reportagem.

No último dia 7 de agosto, um tenente da Polícia Militar atirou e matou o campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Lo, após uma discussão em um show no Clube Sírio, também na zona sul de São Paulo.

Continuar Leitura

Em alta