ANÁPOLIS

Educação Inclusiva avança com uso de materiais ampliados para estudantes de baixa visão

Livros didáticos e literários adaptados fazem parte do novo sistema de ensino implantado na rede

“Eu fiquei muito feliz quando o Enzo recebeu o material adaptado. Moramos por seis anos na Espanha e mesmo quando estávamos lá ele nunca recebeu nada de tão boa qualidade e específico para as necessidades especiais dele. Estou muito feliz mesmo com este material, porque com ele percebemos que a inclusão realmente está acontecendo. O Enzo também fica feliz em poder acompanhar junto com os coleguinhas porque os livros dele são os mesmos que vieram para todos, porém ampliados. Veio tudo: agenda, livros didáticos e literários. Tudo muito lindo. Parabéns à toda a gestão pela iniciativa”, conta Mariana Silva, mãe do pequeno Enzo, estudante da Escola Municipal Rosevir Ribeiro de Paiva.

Ele é um dos estudantes da Rede Municipal de Educação que possuem baixa visão e necessitam de materiais adaptados para uma melhor visualização do conteúdo, de forma mais clara e legível.

Para Flávia Fernanda, secretária municipal de Educação, os livros ampliados desempenham um papel muito importante na promoção da igualdade de oportunidades educacionais para os estudantes da Inclusão. “Os materiais adaptados permitem que nossas crianças e adolescentes tenham acesso e compreendam todo o conteúdo ministrado em sala de aula, tenham mais autonomia no manuseio dos livros e superem as barreiras impostas pela deficiência visual, alcançando assim seu pleno potencial acadêmico”, diz.

A coletânea conta com livros de Educação Financeira, Língua Inglesa, Arte, conteúdos dos componentes curriculares, riqueza cultural brasileira, literários, entre outros.

“A gestão Roberto Naves continua tendo um olhar carinhoso para a Educação, especialmente no que diz respeito à Inclusão. São inúmeros investimentos realizados para que os nossos estudantes avancem cada vez mais na qualidade do ensino. Dessa forma, as unidades de ensino da rede têm se preparado cada vez mais, criando ambientes e ofertando materiais que ofereçam condições reais de lidar com os diversos desafios que são impostos, e de uma maneira que seja, sobretudo, inclusiva”, ressalta Juliana Amorim, diretora de Inclusão, Diversidade e Cidadania da secretaria municipal de Educação.

Investimentos na Inclusão

A fim de valorizar o trabalho dos servidores que atuam na Educação Inclusiva, a Prefeitura de Anápolis tem realizado diversos investimentos. Um deles é a equiparação nos vencimentos dos cuidadores, que são os profissionais que atuam diretamente no acompanhamento individualizado dos estudantes, facilitando a mobilidade, auxiliando nas necessidades pessoais e possibilitando a realização de atividades juntamente com os professores.

A rede municipal conta com cerca de 500 profissionais focados nesse atendimento, além de mais de 80 professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atuam nas escolas e Cmeis no atendimento às crianças com necessidades especiais. Além disso, a Prefeitura de Anápolis, por meio do Centro Municipal de Atendimento à Diversidade (Cemad), tem como missão, acolher e atender os estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e dificuldades acentuadas de aprendizagem da Rede Municipal de Educação e da comunidade em geral. A novidade é que agora o Cemad conta com a sessão de livros em Braille, provenientes da Biblioteca Municipal Zeca Batista, que compõem o vasto repertório de materiais didático-pedagógicos que são trabalhados com os alunos.

Cidadania

A inclusão escolar é garantida pela Lei 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que aponta a necessidade de “assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”. Além disso, a inclusão de crianças especiais no ambiente escolar também é fundamental para o estímulo do seu processo de aprendizagem, e pais e professores têm papel indispensável nele.

A primeira infância é decisiva para o desenvolvimento motor e cognitivo futuro do indivíduo. De acordo com Juliana Amorim, nenhuma criança é igual, todas precisam de atenção personalizada e todas têm suas habilidades e dificuldades a serem trabalhadas. “Seja da Educação Infantil até os anos finais, que é o Ensino Fundamental, o trabalho conjunto entre escola e família traz ganhos muito expressivos para o dia a dia dessas crianças, não só no ambiente escolar, mas em toda a sua vida”, esclarece.

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