Devoção: História da Catedral Bom Jesus da Lapa em Anápolis
A devoção ao Senhor Bom Jesus da Lapa em Anápolis foi iniciada pela baiana Maria Teresa de Jesus, mais conhecida como dona Terezona, que era lavadeira de roupas e encomendou da cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, uma estampa do Senhor Bom Jesus. Morava na antiga Rua Nova, atual Rua 7 de Setembro, e era lá que ela realizava as novenas. Ano após ano o movimento dos fiéis foi aumentando, ganhando dimensão de uma romaria.
Em 1913, o pároco espanhol Henrique Oliver Isquierdo, da Igreja Sant’Ana, encampou a festa e a organizou através de uma comissão composta por vários paroquianos, entre eles como presidente, o também baiano, professor e farmacêutico Faustino Plácido do Nascimento. Teve início em 1914 uma comissão de trabalho para viabilizar a construção de uma capela, sendo concluída em 1916. O local escolhido foi o Largo Novo, depois chamado de Largo do Bom Jesus, Praça da Bandeira e por fim Praça Bom Jesus. Com o aumento dos fiéis, outra igreja começou a ser construída. Já em 1935, foi elevada a condição de paróquia, tendo como primeiro pároco o cônego João Olímpio Pitaluga.
Levaram-se muitos decênios para que a igreja tivesse sua construção concluída. Em 1966, com a criação da diocese de Anápolis, a igreja passa a ser a Catedral do Senhor Bom Jesus, perdurando até os dias atuais. O primeiro Bispo da Diocese de Anápolis foi Dom Epaminondas José de Araújo, de 1966 a 1978, o segundo foi Dom Manuel Pestana Filho, de 1978 a 2004, e atualmente Dom João Wilk encontra-se a frente da Diocese desde 2004, tendo como Bispo auxiliar a partir de 2019 Dom Dilmo Franco de Campos.