Connect with us

Goiás

Crer promove reabilitação física e inclusão social com basquete em cadeira de rodas

Publicado

em

O início dos Jogos Paralímpicos de Tóquio evidencia a discussão a respeito da contribuição do esporte na inclusão e reinserção social da pessoa com deficiência. Importante ferramenta no tratamento de reabilitação dos pacientes em atendimento no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), o esporte sempre esteve presente no escopo de terapias da unidade do Governo de Goiás. É o caso do basquete em cadeira de rodas, modalidade esportiva ofertada ao paciente em tratamento de reabilitação ambulatorial desde 2003.

“Para superar suas limitações, o paciente precisa estar motivado e envolvido no seu tratamento. Com a oferta do paradesporto como terapia institucional, o Crer condiciona essas pessoas à reinserção social e à maior independência funcional possível, proporcionando assim assistência em saúde e qualidade de vida ao paciente”, explica a gerente de reabilitação física e visual do hospital, Marta Kelly Nogueira de Lima.

Realizado três vezes na semana (às segundas, quartas e sextas), o basquete adaptado atende a 40 pacientes. Conduzido por um educador físico, a terapia tem duração de 45 minutos. Entre os benefícios físicos da prática do esporte, estão a melhora do condicionamento cardiorrespiratório, ganho de força de membros superiores, fortalecimento de tronco e agilidade no manejo de cadeiras.

Segundo o supervisor de reabilitação ambulatorial do Crer, João Francisco Martins, os benefícios psicossociais também são significativos. “O esporte contribui de forma muita rica através do convívio com outras pessoas com deficiência, permitindo assim a troca de experiências e melhor aceitação da condição de saúde individual. Além disso, o convívio social permite que a pessoa crie uma rotina de vida que propicie a prevenção de outros problemas de saúde e a manutenção dos ganhos funcionais alcançados na reabilitação.”

Uma queda de bicicleta durante um pedal com os amigos tirou os movimentos das pernas do Gustavo Mendes Borges, paciente do Crer há oito anos. Em reabilitação pós-lesão medular, ele é um dos pacientes/atletas do basquete em cadeira de rodas da instituição. “Pra mim, esporte é qualidade de vida. Depois que comecei a praticar o basquete aqui no Crer, isso há três anos, notei melhora considerável na minha saúde física e, principalmente, mental. A atividade física tirou um pouco o meu foco da minha deficiência e limitação. No esporte sou apenas um atleta”, ressaltou.

Continuar Leitura
Clique para deixar um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Goiás

Morre o filho mais novo do governador Ronaldo Caiado

Publicado

em

O filho mais novo do governador Caiado, Ronaldo Filho, morreu neste domingo (3). Ainda não há informações sobre a causa da morte.

O governador estava na missa de encerramento da Festa de Trindade e saiu às pressas juntamente com a primeira-dama Gracinha Caiado.

Aguarde atualização!

Continuar Leitura

Goiás

GOIÁS ALTERA CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO IPVA 2022; CONFIRA NOVAS DATAS

Publicado

em

O governo de Goiás, por meio da Secretaria da Economia, alterou provisoriamente o calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2022. Confira abaixo as novas datas.

Pela Instrução Normativa da Secretaria da Economia divulgada em dezembro do ano passado, o contribuinte com a placa de final 1 deveria pagar a segunda parcela no dia 24 de fevereiro. Agora passou para 2 de maio. O motorista com a placa de final 2 deveria pagar a segunda parcela em 3 de março. Agora a data é 3 de maio. Já o motorista com placa de final 3 pagaria a a primeira parcela em 3 de março. A nova data agora será 4 de abril.

De acordo com o subsecretário da Receita Estadual, Aubirlan Borges Vitoi, também foram alterados os prazos para o pagamento da segunda parcela. Agora, os motoristas com carros de placas finais 1, 2 e 3 tem até um prazo maior para fazer o pagamento do imposto e de licenciamento de 2022. O vencimento passou para maio, em dias alternados.

Os motoristas com placas final 7, 8,9 e 0 começam a pagar a primeira parcela em julho e a última a partir de setembro.

O Governo de Goiás enviou projeto de Lei para a Assembleia Legislativa para parcelar o IPVA em 10 vezes. Desta forma, outras mudanças no calendário poderão ser feitas caso o projeto seja aprovado.

Veja como está o calendário atual:

Final de placa – 1ª parcela – 2ª parcela – 3ª parcela

Placa final 1 – 27 de janeiro/ 2 de maio/ 2 de junho

Placa final 2– 3 de fevereiro/ 3 de maio/ 3 de junho

Placa final 3– 4 de abril/ 4 de maio/ 6 de junho

Placa final 4– 5 de abril/ 5 de maio/ 7 de junho

Placa final 5– 4 de maio/ 2 de junho/ 5 de julho

Placa final 6– 2 de junho/ 5 de julho/ 3 de agosto

Placa final 7– 5 de julho/ 3 de agosto/ 5 de setembro

Placa final 8– 3 de agosto/ 5 de setembro/ 4 de outubro

Placa final 9- 5 de setembro/ 4 de outubro/ 3 de novembro

Placa final 0– 4 de outubro/ 3 de novembro/ 30 de novembro

Continuar Leitura

Goiás

Começa cadastro para entrega de 700 escrituras em bairros de Senador Canedo

Publicado

em

Cerca de 700 famílias serão beneficiadas com a regularização fundiária em bairros de Senador Canedo. A princípio, o programa da Agência Goiana de Habitação – Agehab, regulamentará a Vila São João e Jardim das Oliveiras.

Atualmente, as famílias desses bairros tem apenas uma espécie de contrato de gaveta. Com a regulamentação totalmente gratuita da AGEHAB, essas famílias terão a garantia e tranquilidade em ter a escritura do seu imóvel em mãos.

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), iniciou o cadastramento das famílias do bairro Jardim das Oliveiras, em Senador Canedo. Serão 480 famílias beneficiadas no Jardim das Oliveiras e 218 famílias na Vila São João.

Todos serão visitadas por profissionais credenciados em suas residências. Para realizar o cadastro, será necessário apresentar identidade, CPF, comprovante de endereço; comprovante de renda e termo de assentamento ou posse.

Também será realizado um questionário sobre perfil socioeconômico da família. Todos os funcionários que realização o cadastramento estarão com crachás e um colete verde. Em caso de dúvidas sobre o funcionário, o morador pode entrar em contato com a empresa responsável pela equipe (Platec) no (62) 99613-5321 ou na Agehab pelo (62) 3096-5050.

O presidente da Agehab, Pedro Sales, avaliou que os diferentes programas garantem aspectos importantes que fazem parte do conceito de moradia digna.

“Apoiar as famílias no pagamento do aluguel, conceder moradia digna a custo zero ou com uma parcela mais baixa que caiba no orçamento da família, ou ainda dar segurança jurídica para o morador com a entrega gratuita da escritura. Tudo isso ajuda cada família a conquistar mais dignidade, autonomia financeira e a melhorar de vida. Esse é o objetivo da Agehab e determinação do governador Ronaldo Caiado, garantir moradia digna para o maior número possível de goianos”, afirmou o presidente.

Regularização municipal

Na cidade, além da regulamentação realizada pelo governo do estado, o Residencial Dona Lindú, está sendo regulamentado pela prefeitura. Senador Canedo também pretende continuar a regulamentação em outros bairros da cidade.

“Esse benefício é de extrema importância para essas famílias. Ter a escritura do imóvel em mãos é uma segurança bem maior”, afirma Taynara de Linos, coordenadora de regularização fundiária municipal.

Continuar Leitura

Em alta