• INICIO
  • NOTÍCIAS
  • ESPORTES
  • FAMA
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • TECNOLOGIA
Facebook Twitter Instagram
Guia Sou Mais
Facebook Twitter Instagram
  • INICIO
  • NOTÍCIAS
  • ESPORTES
  • FAMA
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • TECNOLOGIA
Guia Sou Mais
Home»Destaques»Brasil assina acordos de cooperação em vários setores com Cuba

Brasil assina acordos de cooperação em vários setores com Cuba

guiasoumaisguiasoumais18 de setembro de 2023Nenhum comentário7 Mins Read Destaques
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Reddit WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter Pinterest Reddit WhatsApp Email



Logo Agência Brasil

Logo Agência Brasil

Em visita a Cuba, ministros que acompanharam o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinaram acordos de cooperação, também chancelados pelo presidente,  que devem, segundo o governo, “ampliar a troca de tecnologias entre os dois países”. Os memorandos de cooperação incluem as áreas de saúde, ciência e tecnologia e desenvolvimento agrário.

Na área de saúde, foi assinado um protocolo de cooperação que prevê a troca de tecnologias e conhecimento em temas como doenças crônicas, vacinas, biotecnologia e biodiversidade, doenças transmissíveis e negligenciadas. O protocolo também prevê o desenvolvimento de produtos inovadores. “A importância desse acordo é que o Brasil se beneficia de um conhecimento de ponta que Cuba desenvolveu, investimentos de anos nessa área. Nesse desenvolvimento conjunto, o Brasil entra com sua expertise em pesquisa clínica e a sua capacidade de produzir em escala, em laboratórios públicos e laboratórios privados”, explicou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

16.09.2023 - Assinaturas de Atos - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e o ministro do desenvolvimento agrário,  Paulo Teixeira (e) - Palácio da Revolução - Havana - Cuba Fotos

16.09.2023 – Assinaturas de Atos – Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e o ministro do desenvolvimento agrário, Paulo Teixeira (e) – Palácio da Revolução – Havana – Cuba Fotos

16.09.2023 - Assinaturas de Atos - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e o ministro do desenvolvimento agrário,  Paulo Teixeira (e) - Palácio da Revolução - Havana - Cuba Fotos

16.09.2023 – Assinaturas de Atos – Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e o ministro do desenvolvimento agrário, Paulo Teixeira (e) – Palácio da Revolução – Havana – Cuba Fotos


16.09.2023 – Assinaturas de Atos – Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e o ministro do desenvolvimento agrário, Paulo Teixeira (e) – Palácio da Revolução – Havana – Cuba Fotos – Ricardo Stuckert / PR

Notícias relacionadas:

O documento inclui ainda uma associação entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Biocubafarma. Essa associação vai possibilitar transferência de tecnologia para a produção nacional do NeuroEpo, um medicamento inovador usado para retardar os efeitos do Alzheimer, e da Eritropoietina, utilizado no tratamento de anemia por insuficiência renal, leucemia e outras doenças.

O acordo também possibilita o desenvolvimento de uma política de auxílio mútuo sobre regulamentação sanitária para aprovação e comercialização de medicamentos, dispositivos médicos, vacinas e outras tecnologias.

Já na área de Ciência e Tecnologia, a principal medida assinada trata da reativação do Comitê Gestor Brasil-Cuba de Ciência, Tecnologia e Inovação. A intenção é que o comitê volte a se reunir no prazo de 60 dias para discutir cooperação científica e tecnológica entre os dois países, com prioridade em biotecnologia, bioeconomia, biorrefinarias, biofabricação, energias renováveis, ciências agrárias, soberania, segurança alimentar, clima, sustentabilidade, redes de ensino e pesquisa.

“Nós queremos retomar, não só na área do complexo industrial de saúde, mas em outras áreas mais abrangentes, como a bioeconomia. Queremos fazer uma nova reunião do comitê em 60 dias. É uma relação em que a gente aprende e aquilo que a gente tem mais expertise a gente oferece, a gente procura uma lógica de cooperação e parceria saudável, que faz com que a gente encontre soluções pro Brasil e pra Cuba”, afirmou a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Na área de desenvolvimento agrário, o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, assinou um convênio com o governo cubano para o estabelecimento de um programa de cooperação na área agrícola, que contempla as áreas de agricultura, pecuária, agroindústria, governança da terra, soberania e segurança alimentar e nutricional.

O foco é a troca de tecnologia e cooperação técnica em sementes e mudas, bioinsumos e fertilizantes, agricultura de conservação, agricultura urbana e periurbana, produtos alimentares prioritários para consumo humano e animal, reprodução de espécies agroalimentares prioritárias, uso eficiente da água, cadastro e gestão da terra e abastecimento agroalimentar.

16.09.2023 - O presidente Lula, durante encontro com o Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez - Palácio da Revolução - Havana - Cuba Fotos: Ricardo Stuckert / PR

16.09.2023 – O presidente Lula, durante encontro com o Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez – Palácio da Revolução – Havana – Cuba Fotos: Ricardo Stuckert / PR

16.09.2023 - O presidente Lula, durante encontro com o Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez - Palácio da Revolução - Havana - Cuba Fotos: Ricardo Stuckert / PR

16.09.2023 – O presidente Lula, durante encontro com o Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez – Palácio da Revolução – Havana – Cuba Fotos: Ricardo Stuckert / PR


16.09.2023 – O presidente Lula, durante encontro com o Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez – Palácio da Revolução – Havana – Cuba Fotos: Ricardo Stuckert / PR – Ricardo Stuckert / PR

Nesse sábado (16), após a Cúpula de Chefes de Estado e Governo do G77 + China, Lula teve uma reunião bilateral com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel. Esse foi o terceiro encontro entre os dois presidentes este ano. Também foi a primeira viagem oficial de um mandatário brasileiro ao país caribenho em nove anos. A última foi em 2014, quando a então presidente Dilma Rousseff esteve em Havana, capital cubana.

Assembleia Geral da ONU

De Havana, o presidente seguiu para Nova York, nos Estados Unidos, onde fará o primeiro discurso do debate geral de chefes de Estado da 78ª Assembleia Geral da ONU, na próxima terça-feira (19). Será a oitava vez que o presidente Lula abrirá o debate geral dos chefes de Estado. Nos oito anos em que governou o Brasil, em seus dois primeiros mandatos, ele deixou de comparecer apenas em 2010.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-09/brasil-assina-acordos-de-cooperacao-em-varios-setores-com-cuba



Fonte: Enquanto Isso Goias

O Portal de Guia Sou Mais é um site que se destaca por sua abordagem imparcial e objetiva na apresentação dos fatos. Com uma ampla gama de conteúdo que inclui notícias locais e nacionais, reportagens especiais, entrevistas exclusivas, vídeos e podcasts, o Guia Sou Mais se tornou uma fonte confiável de informação para os goianos.

Uma das principais características do Guia Sou Mais é o seu compromisso em apresentar as notícias de maneira clara e concisa, sem tomar partido ou emitir opiniões tendenciosas. Isso faz com que o site seja um importante aliado dos goianos na busca por informações precisas e confiáveis.

Além disso, a interface intuitiva e fácil de usar do Guia Sou Mais permite que os usuários encontrem rapidamente o conteúdo que estão procurando. Com um design responsivo, o site pode ser acessado de qualquer dispositivo, seja um computador, tablet ou smartphone, o que facilita ainda mais o acesso às notícias em qualquer lugar e a qualquer hora.

A presença do Guia Sou Mais nas redes sociais também é uma grande vantagem. Com perfis ativos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, o site compartilha conteúdo exclusivo e interage com seus seguidores, mantendo-os informados em tempo real e engajados com o site de maneira mais próxima e pessoal.

A cobertura abrangente dos principais eventos e acontecimentos do estado é outro ponto forte do Guia Sou Mais . Com presença constante nos principais eventos políticos, culturais e esportivos de Goiás, o site oferece aos leitores uma visão completa do que está acontecendo em tempo real, sem precisar sair de casa.

Mas não é só isso. O Guia Sou Mais também oferece uma plataforma para que os usuários possam se expressar e participar ativamente do processo de informação. Os leitores podem comentar e compartilhar as notícias, além de participar de pesquisas e enquetes, o que permite que o site esteja conectado com a opinião pública e ofereça uma cobertura mais completa e precisa dos acontecimentos.

Essa interação entre o site e seus leitores é fundamental para a construção de uma relação de confiança e credibilidade. Os usuários sabem que podem contar com o Guia Sou Mais para se manterem informados de maneira objetiva e imparcial, e que suas opiniões são valorizadas e respeitadas.

Com todas essas características, o Guia Sou Mais se tornou uma das principais referências em jornalismo online em Goiás. Seu compromisso com a informação precisa e confiável, aliado à sua interface intuitiva e fácil de usar, sua presença constante nas redes sociais e sua cobertura abrangente dos principais eventos e acontecimentos do estado, fazem com que o site seja uma escolha inteligente para aqueles que buscam se manter informados de maneira completa e atualizada sobre o que está acontecendo em Goiás e no mundo.

acordos assina BRASIL Cooperação Cuba Setores VÁRIOS
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Email
Previous ArticleMulheres casadas de 25 a 44 anos são maioria na obtenção do green card
Next Article Ministra debate na ONU modelos de cidades para mulheres
guiasoumais

Related Posts

Brasil e Alemanha assinam acordos em áreas como energia e inovação

5 de dezembro de 2023

Lula diz que não desistirá do acordo entre Mercosul e União Europeia

5 de dezembro de 2023

PGR insiste para que Meta entregue vídeo postado por Bolsonaro

5 de dezembro de 2023

Defesa da democracia ganha destaque no 1º dia do Mercosul Social

5 de dezembro de 2023

Brasil ganha antiprêmio Fóssil do Dia na COP28 por entrar na Opep+

5 de dezembro de 2023

PF, Ibama e polícia colombiana desmobilizam garimpo na fronteira

5 de dezembro de 2023
ULTÍMAS NOTÍCIAS

Country Singer Issues Apology After Recent Controversy

15 de janeiro de 2021
8.5

Review: How We rate Ariana Grande’s Latest Album

12 de janeiro de 2021

Pony Canyon to Host an Audition for a Female Singer to Sing

12 de janeiro de 2021

Samsung Tab Active3 Rugged Tablet is Now Available

5 de janeiro de 2021
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Home
  • Buy Now
© 2023 Guia Sou Mais. Desenvolvido por Philipe Luquini

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Go to mobile version