Animação infantil que conta a história da fundação de Anápolis tem lançamento nesta quarta-feira (26) na rede municipal de ensino
“O Burrinho Jatobá – Uma Jornada de Amor e Liberdade!” também ficará disponível no Youtube a partir desta quinta-feira (27)
Nesta quarta-feira (26), a rede pública de ensino recebe o lançamento do filme “O Burrinho Jatobá”, da Gangunji Animação e Velejo Produções, com ação replicada em todas as unidades da rede municipal de ensino. A exibição da animação nas unidades escolares inaugura uma ação da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Educação, de valorização da história local e das produções artísticas e culturais da cidade que fortalecem a identidade coletiva.
Além de reforçar o senso de identidade local com uma história que faz parte da construção social dos anapolinos, o filme traz uma sofisticada produção em cinema animado tendo como base uma equipe totalmente anapolina. A obra acompanha a normativa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e deverá ser incluída no currículo escolar como parte dos elementos disponíveis para o estudo da história de Anápolis.
A partir da história do “Burrinho Jatobá”, os alunos da rede pública de ensino poderão iniciar seus estudos sobre a história de Anápolis de forma lúdica e original. Com desenhos, animação e direção de Lucas Montes, a obra traz uma versão lúdica sobre o conto de fundação da cidade.
No filme, Jatobá é um burrinho que pertencia à comitiva de uma fazendeira chamada Ana. Ao passar por uma nova região, ele se apaixona por uma antinha, um animal nativo que vive em liberdade na região. Para viver esse amor, Jatobá pede uma “ajudinha divina” – a imagem de Sant’Ana que era levada pela comitiva – para se libertar do cativeiro. O curta é livremente adaptado do conto de origem da cidade de Anápolis.
Na história original, em 1859, dona Ana das Dores de Almeida, vinha em viagem de Jaraguá para Bomfim (hoje Silvânia), passando pela região do Vale das Antas, quando o burro que transportava a imagem de Sant’Ana empacou durante uma das jornadas dos tropeiros. Fiéis que eram, entenderam como um sinal para que instalassem ali uma capela que tempos depois se tornaria a Paróquia de Sant’Anna, um patrimônio religioso da cidade e um dos principais cartões postais da cidade.
“O Burrinho Jatobá” é uma obra possível graças aos recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal e operacionalização da Prefeitura Municipal de Anápolis. Esta exibição simultânea nas escolas é uma ação promovida pela Secretaria de Educação de apoio a política cultural. A partir da quinta-feira (27), a obra também fica disponível pelo Youtube da Velejo no endereço: https://www.youtube.com/@VelejoFilmes
SERVIÇO
Lançamento do filme “O Burrinho Jatobá – Uma Jornada de Amor e Liberdade!” nas unidades escolares da cidade
Local: Escola Municipal Professora Lena Leão – Parque Brasília
Data: 26/03 (quarta-feira)
Horário: 10h30
Lançamento online do filme O Burrinho Jatobá para a comunidade
Data: 27/03 (quinta-feira)
Horário: 20h
Endereço: https://www.youtube.com/@VelejoFilmes
SINOPSE:
Duração: 10 minutos e 39 segundos
Jatobá é um burrinho que pertencia à comitiva de uma fazendeira chamada Ana. Ao passar por uma nova região, ele se apaixona por uma antinha, um animal nativo que vive em liberdade. Mas para viver esse amor, Jatobá precisará de uma “ajudinha divina” para se libertar do cativeiro. O curta é livremente adaptado do conto de origem da cidade de Anápolis-GO.