Connect with us

Anápolis

Anápolis recebe carreta do projeto de robótica espacial

Publicado

em

Um espaço maker completo composto por: impressoras 3D, máquinas laser, notebooks, além de robôs, rovers e drones será levado à estudantes da escola pública CEPI (Centro de Ensino em Período Integral Gomes De Souza Ramos), localizada na Vila Jaiara, Anápolis (GO).

O chamado “Robotruck” é parte do projeto-piloto Robótica Espacial, iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação (FNDE), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com o objetivo de promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio da educação digital.

O projeto vai atingir 11,5 mil estudantes da Educação Básica de escolas públicas e particulares de todo o país. Para eles, é liberada a licença do curso que é totalmente digital, de autoaprendizagem, com uso de uma plataforma pedagógica que oferece aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica.

Até o momento, 250 escolas dos 26 estados do país e do Distrito Federal já se inscreveram para participar do projeto que tem personagens divertidos, como robôs, e é inspirado no projeto Artemis, liderado pela NASA.

“É um ótimo pano de fundo para a criança entender até onde ela pode chegar, desenvolver essa vontade e gerar novos limites”, explica Paulo Aragão Ramalho, diretor de tecnologia e inovação do FNDE.

Segundo ele, o projeto inicialmente atenderá 11,5 mil estudantes, mas o intuito é que, após a fase piloto, possa ser expandido.

“A ideia é difundir em todo o Brasil, da melhor maneira possível, e capacitar essas crianças na ponta. É missão do FNDE levar essa capacitação a todos os mais de 5 mil e 200 municípios brasileiros”, afirma.

Serviço

Agenda: Robótica escolar em Anápolis

Data: 15/06/2021 (terça-feira)

Local: Av. Planalto, s/n – Vila Jaiara, Anápolis – GO, 75064-720
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Anápolis

Prefeito Roberto Naves anuncia criação de três novos hospitais em Anápolis

Publicado

em

A manhã desta quinta-feira (23) foi marcada por importantes anúncios por parte do prefeito Roberto Naves (PP), em coletiva de imprensa no Centro Administrativo. Novos hospitais, retorno das cirurgias eletivas e o sentimento de estar finalizando a guerra contra a covid foram pautas durante a fala emocionada do gestor municipal.

O prefeito iniciou agradecendo os profissionais da saúde que atuaram no enfrentamento à covid-19. Ontem (22), um vídeo gravado pelo dr. Aladim Junior viralizou nas redes sociais mostrando a unidade Norma Pizzari com leitos completamente vazios, sem nenhum paciente de covid. O hospital foi a principal unidade para tratamento de pacientes vítimas do vírus.

Lembrando a reestruturação na área da saúde feita ainda em 2018, o prefeito disse que é o momento de seguir com a proposta de a cidade ter seus próprios centros cirúrgicos, deixando de depender de instituições privadas para atender a demanda de cirurgias eletivas no município.

Dentre as novidades, o prefeito anunciou o novo Hospital Municipal Alfredo Abrahão, que deve ser entregue completo em até 60 dias. Serão 75 leitos e três centros cirúrgicos. A unidade vai substituir o Hospital Municipal Jamel Cecílio, que passará a ser um Centro de Diagnósticos.

Outra mudança anunciada é na Unidade de Saúde da Vila União, que vai ser adaptada para receber nos próximos meses o Hospital da Mulher. Já o Hospital Municipal do Idoso será criado com leitos de internação de longa permanência.

O prefeito também anunciou que em breve a gestão da UPA Vila Esperança e do Hospital Municipal Alfredo Abrahão será feita por uma organização social (OS), tal como acontece na UPA Pediátrica, que se tornou “um case de sucesso”. Futuramente, o mesmo ocorrerá com as unidades básicas de saúde.

Continuar Leitura

Anápolis

Prefeitura de Anápolis desenvolve ações de saúde mental no Setembro Amarelo

Publicado

em

Valorizar a vida é o mote do Setembro Amarelo, campanha que trata da prevenção ao suicídio. Em Anápolis, diversas ações de conscientização promovidas pela rede de atenção à saúde mental, da Secretaria Municipal de Saúde, estão acontecendo ao longo do mês. Nesta quinta-feira, 23, uma atividade na Praça Bom Jesus tem o intuito de alertar para a urgência do tema diante do cenário mundial provocado pela pandemia.

Com todos os cuidados sanitários, serão apresentados os serviços que compõem a rede de saúde mental do município, por meio de oficinas, orientações e cuidados, além de entretenimento. Profissionais da Secretaria de Integração Social também participam divulgando os serviços de suporte assistencial que a pasta oferece e orientações ao cidadão que precisa desse tipo de atendimento. O horário será das 9h às 12h e é direcionado a toda a população.

A equipe de saúde mental da Prefeitura tem desenvolvido ainda um trabalho voltado a estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Educação como forma de apoio psicológico, destacando o papel das habilidades socioemocionais na vida das crianças e adolescentes.

A rede de atenção à saúde mental de Anápolis é composta por três unidades do Caps e o Espaço Florescer (Ambulatório Municipal de Saúde Mental), que atuam mediante encaminhamento das unidades de saúde. O Centro de Apoio Psicossocial da Infância e da Adolescência (Capsi Crescer) atende crianças e adolescentes de zero a 18 anos que possuem algum tipo de transtorno mental. A unidade conta com psiquiatras, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Essa mesma equipe multidisciplinar é encontrada nos Caps AD Viver, um serviço específico para o cuidado e atenção continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool e drogas. Já o Vidativa acolhe aqueles que possuem qualquer transtorno ou problema de saúde mental, com idade entre 18 e 59 anos. Após os 60 anos, a referência é o Hospital Dia do Idoso.

É importante ressaltar que os Caps AD Viver e Vidativa funcionam 24h. O sistema foi implantando recentemente pela atual gestão para acolher os pacientes em momentos de crise. Também foi inaugurado o Espaço Florescer – Ambulatório de Saúde Mental – para pacientes infantis e adultos com transtornos classificados como leves e moderados.

Continuar Leitura

Anápolis

Idoso é atacado por cobra e salva por policiais em Anápolis

Publicado

em

Policiais da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) auxiliaram um idoso de 67 anos que havia sido picado por uma cobra em sua propriedade rural. O fato ocorreu na manhã de terça-feira (21) no setor Santos Dumont, próximo à BR-414, em Anápolis.

O idoso estava passando mal e com a visão escurecendo devido ao veneno da serpente. Ele recebeu atendimento médico no Hospital Municipal Dr. Jamel Cecílio (HMJC).

Segundo os policiais, o homem contou que fazia a limpeza no quintal de sua propriedade rural quando foi picado por uma cobra e então saiu para receber atendimento médico.

A vítima relatou que estava passando mal, e inclusive disse que a visão estava escurecendo devido ao veneno da cobra. Diante disso, rapidamente a equipe da CPE conduziu o idoso ao hospital.

Continuar Leitura

Em alta