Crianças acima de seis meses de idade já podem se vacinar contra a influenza
Idosos são mais suscetíveis à doença por maiores alterações no sistema imunológico
A vacina contra a Influenza foi ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade. A decisão foi do Ministério da Saúde diante do aumento de casos da doença e da baixa adesão, principalmente de idosos e crianças. Anteriormente, a imunização era direcionada aos grupos prioritários, como idosos, gestantes, povos indígenas e crianças de até seis anos. A vacinação é gratuita e está disponível em todos os postos de saúde de Anápolis.
Como forma de intensificar a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde, esteve nesta sexta-feira, 3, no Centro de Convivência de Idosos de Anápolis (CCI), aplicando o imunizante. O aposentado José de Lima, de 64 anos, demonstrou sua alegria em poder receber a dose. “Achei muito boa essa campanha de vacinação aqui no CCI. E como idoso sei que preciso dessa vacina porque na minha faixa etária a gripe fica mais complicada”.
Para a geriatra do Hospital-Dia do Idoso, a vacinação é a melhor medida de prevenção, redução de complicações graves e de óbitos. “Nos idosos ela se torna imprescindível, pois com o envelhecimento, o sistema imunológico sofre alterações contínuas chamadas de imunossenescência, que contribuem para um aumento no risco de infecções e de evolução para formas graves de doença, além do mais a presença de comorbidades (existência de duas ou mais doenças) é outro fator relacionado ao risco de doenças infecciosas e suas complicações”.
De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 21 de abril apenas 22% do público-alvo havia se vacinado contra a gripe. Este ano, a campanha começou mais cedo, no dia 25 de março, devido ao alto número de casos da doença. A vacina será dada em dose única, com exceção das crianças que forem vacinadas pela primeira vez contra a gripe. Estas deverão tomar duas doses do imunizante, com intervalo de 30 dias entre elas.
A vacina utilizada é trivalente, o que significa que apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil, conforme informado pelo Ministério da Saúde. A pasta também esclarece que a vacina influenza pode ser administrada simultaneamente a outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos. Por isso, recomenda-se lavar as mãos regularmente e, se estiver com sintomas, usar máscaras.