Connect with us

Brasil

PIS/PASEP e FGTS: Regras e documentos para saque dos benefícios

Publicado

em

De acordo com as regras, o FGTS é um saldo que pode ser retirado em algumas situações previstas por lei, especialmente no caso de demissão sem justa causa. Mensalmente, o empregador deposita uma porcentagem do salário do trabalhador para garantir essa espécie de poupança.

O abono salarial do PIS/Pasep, de acordo com as regras, é um dinheiro extra pago tanto aos funcionários da iniciativa privada quanto aos servidores públicos. Funciona como um salário extra para quem recebe uma média mensal de até dois salários mínimos.

Regras para sacar o FGTS
O acesso ao fundo é garantido nos seguintes casos previstos por lei:

Demissão sem justa causa;
Rescisão por acordo mútuo;
Rescisão por culpa recíproca ou força maior;
Aposentadoria;
Compra da casa própria;
Morte do patrão e fechamento da empresa;
Término do contrato de trabalho de um trabalhador temporário;
Trabalhador avulso sem atividade remunerada para 90 dias ou mais;
Idade igual ou superior a 70 anos;
Doenças graves (como Aids ou câncer) do trabalhador, cônjuge ou dependentes;
Estágio terminal de qualquer doença;
Morte do trabalhador (dependentes podem retirar o FGTS);
Necessidade pessoal urgente e grave, decorrente de desastre natural ou calamidade pública;
Conta sem depósito por três anos ininterruptos;
Trabalhador avulso suspenso por período igual ou superior a 90 dias; e
Saque-aniversário.
Para o caso de demissão sem justa causa, motivo mais comum para o saque, a retirada pode ser realizada em uma agência da Caixa Econômica Federal. Basta informar ao banco a chave de identificação, que identifica o fim do contrato e aguardar o envio de uma senha. Com a senha em mãos, o saldo pode ser transferido para a conta informada, por meio do aplicativo do FGTS.

Se o saque for de forma presencial, é necessário apresentar: documento de identificação pessoal; número do PIS ou PASEP ou NIS ou NIT; e CTPS original.

Regras para sacar o abono salarial PIS/Pasep
De acordo com a legislação, o abono salarial PIS/Pasep paga até um salário mínimo, de acordo com a proporção de meses trabalhados durante o ano/base. Ou seja, quem trabalhou um mês recebe 1/12, enquanto quem trabalhou doze meses recebe 12/12.

Veja abaixo quem pode ter acesso ao benefício
Trabalhou com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias no ano/base;
Recebeu até dois salários mínimos, em média, por mês;
Está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
A empresa onde trabalhava informou corretamente seus dados ao governo.
Para quem trabalha em uma empresa privada, o saque pode ser feito em caixas eletrônicos da Caixa, lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui. Os servidores públicos podem sacar o dinheiro nas agências do Banco do Brasil, apresentando um documento de identificação.

Continuar Leitura
Clique para deixar um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Miss Transex é presa por suspeita de dopar e roubar clientes durante programas sexuais.

Publicado

em

A miss foi presa no Rio de Janeiro por suspeita de chefiar uma quadrilha que rouba clientes durante programas sexuais.

Mikaelly da Costa Martinez, de 25 anos, foi presa preventivamente pelos Policiais da 16ª DP do Rio de Janeiro na praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio. Acusada de ser chefe de uma associação criminosa que rouba clientes durante programas sexuais, ela está sendo investigada por atrair homens por meio do seu perfil no Instagram e, ao chegar a motéis, dopá-los para furtar alguns dos seus pertences, como celular, relógio e cartões de débito e crédito.

Continuar Leitura

Brasil

Torcedor do Flamengo viaja de bike de Roraima para a final da Libertadores no Uruguai

Publicado

em

O amor pelo Flamengo motivou o ciclista Gabriel Teixeira Marques, de 31 anos, a viajar 5.835km sobre duas rodas, de Boa Vista para Montevidéu, capital do Uruguai, que receberá no próximo sábado, às 17h (de Brasília), a final da Libertadores, entre os rubro-negros e o Palmeiras. Para se ter uma ideia, o percurso equivale a 15% de uma volta completa pelo planeta Terra.

Mesmo sem ingresso, ele disse que a ideia é só estar perto do time do coração. “Nem tinha muito essa expectativa de ter ingresso. Era pra ir até o estádio e acompanhar ao redor, assim como eu creio que muitos farão participar da comemoração, caso vençamos. E já tá ótimo”, disse o flamenguista à FolhaBV.

Gabriel Teixeira Marques pretendia se manter no anonimato, mas a viagem sobre duas rodas pelo Brasil ganhou repercussão que nem ele mesmo imaginou. “É um projeto pessoal, que acabou saindo do controle. Sempre busquei o anonimato. Não esperava essa repercussão toda”, explicou.

No último fim de semana, um perfil de torcedores do Flamengo no Instagram revelou a história dele que, na ocasião estava em Tubarão (SC) e não teria tempo para chegar a Montevidéu, para ficar perto do Mengão. Por isso, a página organizou uma vaquinha para ajudá-lo a pegar um ônibus para Rio Grande (RS), 540km distante do município catarinense.

Gabriel Teixeira ganhou a passagem e, na bagagem, levou sua bike para o Rio Grande do Sul e, depois de alcançar o primeiro objetivo, agradeceu à torcida, mas pediu nas redes sociais para que torcedores parassem de mandar doações em dinheiro. O trajeto até a capital uruguaia é narrado por ele diariamente no perfil @embuapedaltrip, no Instagram.

Continuar Leitura

Brasil

Natal de Coração: noite de início tem público acima do esperado

Publicado

em

O primeiro dia da festa mais esperada do ano, o Natal de Coração, recebeu milhares de pessoas. A abertura, ontem, aconteceu no Parque da Jaiara. A estreia foi um sucesso, levando a magia do Natal para as famílias, e em especial, para as crianças. Foram entregues mais de 1,6 mil brinquedos às crianças presentes. A terceira edição do evento simbolizou a retomada das atividades, que haviam sido suspensas em consequência da pandemia da Covid-19. O Natal de Coração já é histórico na cidade de Anápolis.

Além dos brinquedos, teve distribuição de pipoca, algodão-doce, balões, cabine fotográfica e o trenzinho da alegria. A caravana do Papai Noel ainda vai percorrer 24 regiões da cidade, incluindo os distritos de Interlândia, Souzânia, Goialândia e Joanápolis. Nesta quarta-feira, 24, o Natal de Coração chega ao bairro da Lapa para encher de alegria o coração dos moradores da região.

A idealizadora do Natal de Coração e primeira-dama de Anápolis, Vivian Naves, fala sobre a empolgação com o retorno. “Fico emocionada em retomar o Natal de Coração e saber que superamos a expectativa de público me deixa muito feliz”, concluiu.

Continuar Leitura

Em alta