Connect with us

Guia Sou Mais

A popular bebida que duplica o risco de câncer no intestino

Publicado

em

É uma das doenças mais mortíferas em todo o mundo – e aqueles que bebem certas bebidas podem estar em maior risco de desenvolver o tumor, reporta um artigo publicado no jornal britânico The Sun.

O câncer do intestino começa no intestino grosso e desenvolve-se sobretudo a partir de formações pré-tumorais, chamadas pólipos.

Nem todos os pólipos se tornam cancerosos, contudo quando detectados, os médicos tendem a removê-los de modo a prevenir o aparecimento da doença.

Mais ainda, se detectados precocemente os tumores intestinais podem ser curados – e levar um estilo de vida saudável pode fazer uma enorme diferença, reduzindo a probabilidade de contrair a patologia.

Uma pesquisa publicada na revista Gut revelou uma ligação sinistra entre bebidas açucaradas e a doença mortal.

Investigadores apuraram que os adultos que ingerem duas ou mais destas bebidas por dia “duplicam” o risco de sofrerem de câncer do intestino antes dos 50 anos – especialmente a população feminina.

Refrigerantes, bebidas aromatizadas com frutas e bebidas energéticas representam uma ameaça significativa, segundo o estudo.

O estudo monitorou 95.464 indivíduos ao longo de 24 anos, levando em conta o seu histórico familiar de câncer do intestino, estilo de vida e o que comiam e bebiam.

Ao longo dos anos, os pesquisadores descobriram que 109 mulheres desenvolveram aquele tumor antes dos 50 anos, sendo que estas haviam ingerido mais bebidas açucaradas durante a vida adulta.

Aquelas que bebiam duas ou mais porções de bebidas açucaradas diariamente apresentavam duas vezes mais chances de desenvolverem câncer do intestino, comparativamente mulheres que bebiam menos de uma dose por semana.

Cada dose diária de uma bebida adoçada com açúcar foi associada a um risco 16% mais elevado, um valor que subiu para 32% durante a adolescência.

Ao serem substituídas por bebidas artificialmente adoçadas, café ou leite magro, o estudo determinou que o risco de aparecimento do tumor era 36% menor.

Os peritos concluíram que o consumo de bebidas açucaradas pode contribuir significativamente para o surgimento precoce da doença.

Acrescentando: “reduzir a ingestão e/ou [substituição] com outras bebidas mais saudáveis entre adolescentes e adultos jovens pode ser uma potencial estratégia para aliviar a crescente incidência de câncer do intestino antes dos 50 anos de idade”.

Continuar Leitura
Clique para deixar um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia Sou Mais

Lideranças do MBL seguem Moro e se filiam ao Podemos

Publicado

em

O Movimento Brasil Livre (MBL) consolidou o apoio ao pré-candidato à Presidência Sérgio Moro e iniciou a migração de suas lideranças ao Podemos, partido que abriga o ex-juiz na corrida presidencial. O deputado estadual Arthur do Val, a coordenadora do MBL Adelaide Oliveira e o vereador de São Paulo Rubinho Nunes participaram da filiação à legenda nesta quarta-feira, 26, todos com objetivo de disputar um cargo na Câmara. O deputado federal Kim Kataguiri assinou a ficha de forma simbólica enquanto aguarda alternativa para deixar o DEM antes da janela partidária.

Arthur do Val, pré-candidato ao governo de São Paulo, afirmou que o MBL vai trabalhar “noite e dia” para impulsionar a candidatura de Moro e disse que a “terceira via” nasceu em São Paulo. Também estiveram presentes no evento o ex-ministro de Jair Bolsonaro general Santos Cruz, filiado ao Podemos em novembro, a presidente do partido, a deputada Renata Abreu, e o deputado federal André Janones (Avante).

Em um clima semelhante ao último evento do MBL, quando Moro já havia sido apresentado como o “próximo presidente do Brasil”, o ex-juiz foi ovacionado pelos presentes no Teatro Renaissance, em São Paulo. O pré-candidato criticou o PT e voltou a apresentar uma pauta anticorrupção e disse “não poder perder São Paulo” na corrida eleitoral. “A gente precisa colocar nossa bandeira aqui no Estado de São Paulo”.

Continuar Leitura

Guia Sou Mais

Criminosos armados e encapuzados invadem fazenda para roubar, em Anápolis

Publicado

em

Criminosos armados e encapuzados invadiram uma fazenda localizada em Anápolis na noite desta quinta-feira (28) para roubar.

Era por volta das 22h quando os criminosos foram a sede da fazenda e mandou que todos deitassem no chão, enquanto eles roubavam.

Foram levados TV, Vídeo game, máquina industrial de moer café, panelas de ferro, jóias de ouro, 05 botijão de gás, máquina de lavar roupa, celulares, relógio Apple watch e um veículo Saveiro de cor branca.

Continuar Leitura

Guia Sou Mais

Sistema para consulta de dinheiro ‘esquecido’ em bancos só voltará a ficar disponível dia 14, informa BC

Publicado

em

O sistema que permite a consulta a valores devidos por bancos a pessoas e empresas voltará a funcionar somente em 14 de fevereiro, informou o Banco Central em nota divulgada nesta quinta-feira (26). As solicitações de transferências dos valores que eventualmente estejam disponíveis poderão ser agendadas a partir de 7 de março.

A ferramenta entrou em funcionamento na segunda-feira, mas na terça o sistema não suportou a grande quantidade de acessos, e o Banco Central tirou o site do ar

De acordo com o BC, houve demanda muito superior à esperada, e a instituição está “investindo fortemente” na ampliação de sua capacidade de atendimento.

“O BC informa que, a partir de 14/02/2022 , o cidadão poderá consultar se tem algum valor a receber. Em caso positivo, será imediatamente informado sobre a data em que poderá solicitar a transferência dos recursos para sua conta. Essas solicitações de transferências poderão ser agendadas a partir de 07/03/2022 , na data informada pelo sistema”, diz o BC em nota.

Continuar Leitura

Em alta