Candidatos a prefeito de Anápolis disputarão o apoio de mais de 290 mil eleitores
Com a aproximação das eleições municipais em Anápolis, os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador se preparam para disputar o apoio de 291.532 eleitores aptos a votar. Segundo dados oficiais do Tribunal Regional Eleitoral até 21 de fevereiro, esse contingente está dividido em três zonas eleitorais, totalizando 118 locais de votação e 857 seções eleitorais em toda a cidade.
Do total de eleitores aptos, a maioria, correspondendo a 53,17%, são mulheres, enquanto os homens representam 46,83%. É importante ressaltar que nem todos os eleitores atualizaram seus cadastros para o sistema biométrico, sendo que 92,5% já possuem biometria registrada.
Além disso, destacam-se 59.051 eleitores idosos aptos ao voto, 1.440 com algum tipo de deficiência e 73 que optaram pelo nome social.
No que diz respeito aos partidos políticos, pelo menos 15 devem lançar chapa completa de vereadores, o que poderia resultar em cerca de 360 candidatos a vereador. Neste cenário, as federações são consideradas como apenas um partido, havendo três delas neste ano: Brasil Esperança (PT-PV-PCdoB); PSDB/Cidadania; e PSOL/Rede.
Os partidos com maior número de filiados em Anápolis até 21 de fevereiro são liderados pelo PV, seguido pelo PT, PSDB, MDB, PL e PP. Por outro lado, os partidos com menor número de filiados são UP, PCB, PCO, Rede, PMB, PSTU, Novo e PSOL.
Com uma variedade tão ampla de eleitores e uma diversidade de partidos representados, a disputa eleitoral promete ser acirrada e decisiva para o futuro político da cidade de Anápolis.